G U S T A V O  S C A R A N E L O

B I O G R A F I A

Gustavo iniciou seus estudos musicais aos quatro anos, tocando órgão. Aos onze descobriu o universo das 6 cordas, iniciando seus estudos de violão e guitarra. Aos quatorze anos de idade atuava profissionalmente como instrumentista, destacando-se como guitarrista da banda Second Heaven, comentada pelos jornais locais, em seus shows pelo estado. 

 

Aos quinze, iniciou seus trabalhos como professor. A essa altura, já havia iniciado uma carreira sem regresso. Em 2000 ingressou no curso de música popular da Unicamp, concluindo seu bacharelado no ano de 2004.

 

Nesse período realizou vários trabalhos dentro da estética jazzística e da música instrumental brasileira, participando de gravações, em duo, junto ao violonista, mundialmente reconhecido, Alessandro Penezzi.

 

Em 2004 formou, com o guitarrista e violonista Sílvio Martins, o "Duo de Guitarras". Dentre os trabalhos realizados pelo Duo, destacam-se apresentações em teatros, como o Teatro Tim, a abertura para o concerto do pianista, mundialmente renomado, Arthur Moreira Lima, assim como as gravações realizadas nesse período.

 

Acompanhou por dois anos o cantor, gaitista e compositor de blues Paulo Gazela, com quem realizou gravações e shows pelos estados São Paulo e Minas Gerais.

 

Em 2007, Gustavo Scaranelo conheceu Altemar Dutra Jr., filho do grande cantor Altemar Dutra. Nesse ano o guitarrista e violonista começou a acompanhar o cantor em seus shows pelo Brasil, passando pelos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins, Piauí. Participando, como instrumentista, em vários programas de TV dos estados citados. Ainda com o cantor Altemar Dutra Jr., Gustavo participou da gravação de seu CD, intitulado “Santo Manto” e de seu DVD homônimo.

 

Dentre os trabalhos com outros cantores, cabe citar a cantora maranhense Flávia Bittencourt, e a cantora de jazz Dina Blade (EUA - Seattle).

 

Participou do Guitar Player IG&T Festival, promovido pela revista Guitar Player, nos anos de 2008, 2009 e 2012, sendo umas das atrações convidadas, dentre outros músicos de renome no cenário nacional. Comentários na revista Guitar Player de número 150, outubro de 2008, na página 16, e na revista de número 162, outubro de 2009, na página 18.

 

Participou da gravação do CD Ventura do "Trio Ventura", grupo que tem mostrado seus shows dentro e fora do Brasil.

 

Em 2014 lançou o primeiro disco do Higher, novo projeto de heavy metal do qual faz parte como produtor, compositor e guitarrista. Higher tem recebido ótimas críticas da mídia especializada.  

É membro da Orquestra Rock, com quem já se apresentou ao lado de nomes como Dinho Ouro Preto, Raimundos, Frejat, J. Quest, Skank, Ira, Marcelo Nova, entre outros artistas do cenário nacional. 

Gustavo atua como professor, performer e produtor musical. 

© 2015 por Gustavo Scaranelo. Todos os direitos reservados.

  • w-facebook
  • Instagram Limpa
  • Branca ícone do YouTube
  • w-tbird